Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Como o caldo de ossos pode beneficiar a sua saúde de várias formas

O caldo de ossos tem ganhado força.

O caldo de ossos é um tesouro escondido da culinária antiga, que se faz com uma panela grande, água quente, ossos, cartilagens e tendões de animais como bovinos, aves, peixes e outros.

O que tem de tão especial nesse caldo é que ele tá cheio de aminoácidos e colágeno, que saem dos ossos e das cartilagens dos animais quando a gente cozinha eles.

A revista gringa Healthline, que entende muito de nutrição e saúde, diz que o caldo de ossos pode ajudar a emagrecer, deixar a pele linda, fortalecer a imunidade e melhorar a digestão.

O colágeno e os aminoácidos são os culpados por essas maravilhas, porque eles são nutrientes que fazem bem pra saúde do corpo todo.

O colágeno é uma proteína que dá firmeza e elasticidade pra pele, mas depois dos 25 anos a gente começa a produzir menos dele, e aí aparecem as rugas e as mudanças na pele.

Uma forma de conseguir colágeno de forma natural é tomar o caldo de ossos, que é rico nessa proteína.

Artigo relacionado:

♦ O segredo do jejum intermitente: A dieta dos famosos

História e ciência por trás do caldo de ossos

O caldo de ossos é um alimento antigo, que vem desde a época pré-histórica, quando os humanos aproveitavam todas as partes dos animais que caçavam.

O que eles talvez não soubessem é que estavam consumindo uma refeição cheia de nutrientes essenciais para a saúde, como proteínas, aminoácidos e, principalmente, o colágeno.

Segundo a especialista em emagrecimento Bianca Bonete, a melhor fonte de colágeno são os ossos de boi e de porco.

Ela explica que ao ferver os ossos animais, o colágeno é liberado e forma a gelatina, uma proteína derivada que representa a forma mais pura de colágeno.

Por isso, o caldo deve ser cozido por muito tempo.

“Os ossos, tendões e tecidos dos animais liberam o colágeno e a gelatina de forma mais acessível para consumo, facilitando a digestão e absorção dos nutrientes pelo corpo, além de te ajudar a produzir seu próprio colágeno.

Isso colabora para uma pele mais bonita e ajuda a prevenir problemas como acne e rosácea”, afirma Dra. Bianca.

Papel do caldo de ossos na perda de peso

Bianca ainda revela que, mesmo sendo um alimento antigo e milenar, o caldo de ossos virou moda faz pouco tempo.

“Eu percebi há alguns anos, nas minhas viagens aos Estados Unidos, que ele logo viraria uma moda, principalmente entre os adeptos das dietas paleolítica, cetogênica e low-carb”, diz.

A especialista diz que o caldo de ossos tem baixo índice glicêmico, podendo ser um amigo em estratégias de perda de peso, como o jejum intermitente.

“O caldo tem nutrientes anti-inflamatórios, como a glicina, que ajuda na recuperação do intestino e combate a inflamação.

E hoje em dia a gente sabe que a inflamação é a ‘inimiga número 1’ do emagrecimento e do envelhecimento saudável”, declara.

Segundo a nutricionista, o caldo é quente, espesso e rico em proteínas, o que faz com que ele promova saciedade mesmo tendo poucas calorias.

“Mantendo os níveis de açúcar no sangue equilibrados, ele ajuda a diminuir a fome entre as refeições, além de não interromper o jejum metabólico, facilitando a vida de quem segue esse tipo de dieta”, afirma Bianca.

“O único problema é que muitos desistem de consumir esse alimento no dia a dia por causa do longo tempo de cozimento”, acrescenta a nutricionista, que diz enfrentar essa dificuldade quando recomenda o caldo de ossos para seus pacientes.

No entanto, já existem opções no mercado para obter o caldo de ossos instantâneo, como é o caso da versão em pó.

“É possível reproduzir os nutrientes fundamentais do caldo de ossos em fórmulas de laboratório.

Com essas versões disponíveis, o caldo fica mais fácil de consumir, sendo uma alternativa para aqueles que não querem passar o dia na cozinha”, finaliza Bianca.

Compartilhe com os amigos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *